Copa do Brasil de 2026 classificará duas equipes para Libertadores; entenda

Com mudança, Brasileirão perderá uma das vagas

Por Da Redação
Às

Atualizado
Copa do Brasil de 2026 classificará duas equipes para Libertadores; entenda

Foto: Divulgação/CBF

A Copa do Brasil de 2026 dará duas vagas para a Libertadores do ano que vem. Além do campeão, o vice também terá um lugar na maior competição do continente. A mudança foi debatida nesta quinta-feira (11), em Conselho Técnico da Série A, na CBF, no Rio de Janeiro.

Com a mudança, o Brasileirão, que hoje classifica seis times para a Libertadores, agora dará cinco vagas. No momento, as quatro primeiras equipes garantem lugar direto na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto colocados irão para as primeiras fases do torneio.

Ainda não foi decidido se o vice da Copa do Brasil garantirá vaga na fase de grupos da Libertadores ou nos mata-mata anteriores. A previsão é de que haja uma definição sobre o caso até a semana que vem, diante da publicação dos regulamentos das competições.

A mudança, entretanto, não passará a valer nesta edição. Somente o campeão de 2025 garantirá vaga na Libertadores do ano que vem.

No momento, sete equipes estão garantidas na Libertadores: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense (todos direto na fase de grupos), Botafogo e Bahia (nas fases iniciais).

O campeão da Copa do Brasil será o oitavo classificado para o torneio continental. Se o Cruzeiro ou Fluminense, que já têm direito a vaga pelo Brasileirão, vençam a competição, o Botafogo herdará um lugar na fase de grupos da Libertadores, e o São Paulo, oitavo na Série, nas fases preliminares.

Em 2026, a Copa do Brasil terá início na semana do dia 18 de fevereiro. As 20 equipes da Série A entrarão na competição a partir da quinta fase, em abril. A final acontecerá em partida única e será disputada no dia 6 de dezembro e encerrará a temporada brasileira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário