Copom decide manter Selic em 13,75% ao ano
Movimento marca fim do maior ciclo de aperto monetário

Foto: Reprodução
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu que vai manter o Selic, que é a taxa básica de juros da economia, em 13,75% nesta quarta-feira (21). Através de um comunicado, a Copom também apontou que apesar dessa manutenção, não descarta a nova alta se o processo de desinflação não transcorrer como o esperado.
“O Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação. O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso”, diz trecho do comunicado.
O movimento marca o fim do maior ciclo de aperto monetário do Brasil, desde o ano 1999, quando o sistema de metas de inflação começou. O Banco Central começou a levar o Selic em março de 2021, quando a taxa básica de juros era de 2%.


