Copom deve anunciar alta de 0,75 p.p na Selic nesta quarta-feira (5)

Analistas acreditam que taxa básica de juros deve subir ainda mais até o fim do ano

[Copom deve anunciar alta de 0,75 p.p na Selic nesta quarta-feira (5)]

FOTO: Reprodução/Capital Research

O Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central (BC) divulga nesta quarta-feira (5) a nova taxa básica de juros do Brasil. A previsão dos especialistas do mercado financeiro é de que a Selic sofra alta de 0,75 ponto percentual, passando de 2,75% para 3,5% ao ano. 

Em março o comitê interrompeu a série de quedas iniciadas em julho de 2015 e uma sequência de reduções consecutivas desde julho de 2019, chegando ao menor patamar da história. "Tal patamar deverá ser praticado ao longo dos 12 meses seguintes, passando a elevação até 6% apenas no último trimestre de 2022.", aponta Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), também acredita no aumento de 0,75 ponto percentual na Selic. Ele já havia sinalizado que o Copom iniciaria uma trajetória de alta a partir de março.

"A Selic é uma espingarda para matar hipopótamo e acaba matando passarinho. É estranho elevar a taxa num momento que a economia está patinando, está ruim. Existem outros mecanismos que vão pontualmente em setores estratégicos estimulando a concorrência e forçando a redução de preços", reforça o economista André Braz, coordenador do  Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Geração Z troca Google por buscas no TikTok, diz estudo]

Pesquisa e entretenimento em um só lugar; Consumo em um espaço de tempo menor é mais lucrativo para as empresas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!