Copom: mercado prevê diminuição do juros básico para 2,25%
Decisão da reunião será anunciada por volta das 18h

Foto: Reprodução
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reunirá nesta quarta-feira (17) para tratar sobre a taxa básica de juros da economia brasileira, que deve baixar de 3% para 2,25% ao ano, segundo as estimativas da maior parte dos economistas do mercado financeiro.
Se a queda do percentual foi confirmada, será o menor da taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de meta para a inflação. O momento é de forte redução do nível de atividades da economia mundial devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A decisão do Banco Central será anunciada por volta das 18h.
O governo brasileiro já admite um tombo de 4,7% para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, enquanto os economistas do mercado financeiro estimam um recuo de 6,5% em 2020.
O mercado financeiro também prevê uma queda no IPCA, que ficará em 1,60% neste ano, ou seja, a estimativa é que fique abaixo do piso de 2,5% previsto pelo sistema de metas.
Pela regra, o IPCA pode oscilar de 2,5% a 5,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. Quando a meta não é cumprida, o BC tem de escrever uma carta pública explicando as razões.


