Coragem e autenticidade são diferenciais competitivos na liderança, revelam especialistas!

Referências em cultura organizacional, Pedro Ivo Moraes e Rodrigo Suzuki destacam em livro as habilidades decisivas para enfrentar os desafios da gestão contemporânea

Por Michel Telles
Às

Coragem e autenticidade são diferenciais competitivos na liderança, revelam especialistas!

Foto: Divulgação

Por que tantos líderes, mesmo bem-intencionados, falham em inspirar equipes? Por que, apesar de tantas ferramentas, metodologias e debates sobre gestão humanizada, ainda há uma lacuna entre discurso e prática? Essas perguntas orientam a reflexão proposta por Pedro Ivo Moraes e Rodrigo Suzuki em Seja a liderança que poucos têm a coragem de ser, lançamento da DVS Editora

Ao longo das páginas, os autores propõem uma provocação: a liderança do futuro não depende apenas de tecnologia, inovação ou performance, mas sobretudo de autoconhecimento. Segundo eles, o grande desafio do líder contemporâneo é ter coragem de olhar para dentro, reconhecer medos, desconstruir crenças limitantes e desenvolver uma presença consciente que transmita confiança e coerência.  

Moraes, especialista em cultura organizacional, e Suzuki, referência em comunicação não violenta, destacam que para liderar, é necessário transformar a si mesmo e, a partir disso, impactar positivamente liderados, organizações e a sociedade. Nesse sentido, os autores apresentam uma abordagem integral da liderança, costurando diferentes áreas do conhecimento, desde a psicanálise até as práticas de mindfulness. 

Essa visão multidisciplinar permite que os leitores compreendam a complexidade da vida humana e visualizem como trabalhar essas nuances no campo da gestão. Como resultado, encontrarão o caminho para aplicar um modelo de liderança mais autêntico, capaz de unir resultados concretos a relações de confiança e prosperidade compartilhada.  

Moraes e Suzuki defendem que coragem e amor são os pilares centrais da liderança transformadora. Coragem para encarar vulnerabilidades, assumir que não se tem todas as respostas e lidar com as mudanças constantes. Amor para criar vínculos genuínos, cultivar empatia e agir com integridade em meio às pressões do dia a dia. Essa combinação, quando aplicada de forma consciente, possibilita moldar organizações mais saudáveis. 

Adiantando-se aos céticos que podem rejeitar o uso de termos como “amor” no ambiente corporativo, os especialistas mostram que a liderança corajosa não é uma ideia utópica, mas sim uma conduta prática que gera benefícios concretos. Times com altos índices de confiança entre seus membros registram menos conflitos internos, retêm talentos, inovam e são mais engajados. Para as organizações, isso se traduz em resultados mais consistentes, maior adaptação às mudanças do mercado e construção de uma cultura sólida. 

Por meio de ferramentas que permitem aos líderes reconhecer padrões internos, questionar comportamentos automáticos e experimentar novas formas de agir no trabalho e na vida, Moraes e Suzuki mostram como desenvolver competências fundamentais da liderança contemporânea. Entre elas, a escuta genuína, a clareza de propósito, a presença no aqui e agora, a capacidade de inspirar confiança e, sobretudo, a coerência entre o que se diz e o que se faz. 

Muito além de um manual de técnicas de gestão, Seja a liderança que poucos têm a coragem de ser é um convite a uma jornada pessoal de transformação que reverbera em todas as áreas da vida. É uma leitura indispensável para coordenadores, gestores, diretores, empreendedores, profissionais liberais e para todos que já conviveram com líderes ruins, juraram nunca repetir os mesmos erros e agora buscam construir um legado diferente.                                      Ficha técnica 

Título: Seja a liderança que poucos têm a coragem de ser - Porque o autoconhecimento é o único caminho verdadeiro para servir ao outro 
Autoria: Pedro Ivo Moraes e Rodrigo Suzuki 
Editora: DVS Editora 
ISBN: 978-6556951591 
Páginas: 308 
Preço: R$ 89,00 
Onde encontrar: Amazon 

Sobre os autores 

Pedro Ivo Moraes é autor do livro "Empresas Espiritualizadas - Amor e Propósito na transformação do mundo corporativo". Especialista em cultura organizacional, espiritualidade e propósito corporativo, é mentor de processos de transformações profundas de empresas e líderes e realiza palestras por todo o país. Encontrou sua paixão e se especializou em ferramentas de autoconhecimento e de elevação da consciência. Já atendeu empresas como Natura, Unilever, Itaú, Totvs, Votorantim, Nextel, Gerdau, Senac e Santo Grão. Há mais de 15 anos empreendendo, é também professor de pós-graduação de empreendedorismo e espiritualidade na PUC-PR e sócio fundador do Instituto de Autoconhecimento no Brasil.  

Instagram | LinkedIn 

Rodrigo Suzuki é especialista em comunicação não violenta e cultura organizacional, ele acredita na construção de um ambiente de trabalho mais humano e inspirador, onde gentileza e assertividade se unem para gerar conexões autênticas e resultados duradouros. Une sua experiência de mais de 10 anos, com mais de 1.000 horas de treinamentos e atendimentos em mais de 60 empresas, para levar mais amor e consciência ao mundo corporativo. 

Instagram | LinkedIn 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.