Coreia do Norte dispara míssil balístico em direção ao mar da Coreia do Sul
Ação de Pyongyang é em resposta a uma união de forças entre o país vizinho, os EUA e o Japão
Foto: Pixabay
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico em direção à costa leste da Coreia do Sul, nesta quinta-feira (17), como “respostas militares mais ferozes” às ações dos Estados Unidos para aumentar a presença de segurança na região.
Os militares da Coreia do Sul disseram que o míssil balístico foi lançado da cidade de Wonsan, na costa leste do país ao Norte. Foi o mais recente entre os diversos lançamentos testes em 2022. Pyongyang também disparou centenas de projéteis de artilharia no mar, nas últimas semanas, quando a Seul e os EUA realizaram exercícios militares, alguns dos quais envolviam o Japão.
O novo lançamento ocorreu menos de duas horas depois que o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, criticou uma recente união de forças entre Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul, para tentar combater os testes de armas de Pyongyang e prometeram maior cooperação em segurança.
Choe disse que os “exercícios de guerra para agressão” dos três países não conseguiram controlar o Norte, mas sim trazer uma “ameaça mais séria, realista e inevitável” sobre eles. “Quanto mais entusiasmados os EUA estiverem com a ‘oferta reforçada de dissuasão estendida’ a seus aliados e quanto mais eles intensificarem atividades militares provocativas e blefes”, disse em um discurso à agência de notícias KCNA. “Os EUA saberão muito bem que são jogos de azar, dos quais certamente se arrependerão”, acrescentou Choe.