Coronavírus: Indústria brasileira despenca 18,8% em abril

Essa é a maior queda já registrada no setor

Por Da Redação
Ás

Coronavírus: Indústria brasileira despenca 18,8% em abril

Foto: Reprodução/G1

Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgados nesta quarta-feira (3) pelo IBGE revela que os efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia brasileira em abril levaram a indústria nacional a registrar no mês a maior retração em, ao menos, 18 anos.

A queda da produção do setor foi de 18,8% na comparação com março, quando o indicador já havia registrado retração de 9%. É a maior contração da série histórica da pesquisa, iniciada em 2002.  Em relação a abril do ano passado, a queda na indústria foi a maior da série: -27,2%.

Os números indicam que o setor industrial brasileiro se encontra no nível mais baixo de produção em quase duas décadas. Na comparação com o auge, registrado em maio de 2011, a distância é de 38,3%.

"O resultado de abril decorre, claramente, do número maior de paralisações das várias unidades produtivas, em diversos segmentos industriais, por conta da pandemia. Março já tinha apresentado resultado negativo. Agora, em abril, vemos um espalhamento, com quedas de magnitudes históricas, de dois dígitos, em todas as categorias econômicas e em 22 das 26 atividades pesquisadas — explica André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE.

O principal fator para o recuo em abril foi a produção de bens duráveis, com queda de 79,6% no período. O resultado foi mais intenso devido à queda em veículos automotores, reboques e carrocerias, com retração de 88,5% na comparação com março.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário