Costa do Sauípe

Onde a Bahia desponta para o mundo

Iniciando a caminhada do Turismo no Farol da Bahia é justo começar por um dos mais icônicos do litoral baiano: o internacionalmente conhecido Costa do Sauípe, o primeiro e maior resort da Bahia. Aliás, conhecê-lo deveria ser obrigação de todo baiano, como forma de ensinar a mostrar onde o mar banha carinhosamente as areias e pedras dessa terra iluminada pelo sol e que encanta turistas do mundo todo.

Localizado no município de Mata de São João, a aproximadamente 80 Km ao norte de Salvador, numa área de mais de um milhão de m² e com 1564 unidades habitacionais,  esse empreendimento hoteleiro oferece conforto, diversão, entretenimento e muita natureza, além de espaços corporativos em diversos formatos e condições, onde empresas podem realizar congressos e workshops, num ambiente exclusivo e extremamente agradável.

Apartamentos arejados, confortáveis, com uma excelente estrutura de apoio ao hóspede, além de uma completa área de lazer, com piscinas, quadras, academia, spa e outras comodidades, fazem com que a hospedagem se torne uma experiência completa para toda a família, que ainda conta com cerca de 4 km de praias em frente ao complexo.

Existem diversos tipos de pacotes para o turista, tanto em número de dias quanto ao tipo de hospedagem, desde as mais simples e econômicas no Sauípe Pousadas, ou optando por uma das quatro alas disponíveis, no Sauípe Resorts ou escolhendo a exclusividade e sofisticação do Sauípe Premium, a opção mais completa, com acesso a todas as alas, atividades e restaurantes do complexo.

Independentemente do pacote escolhido, os hóspedes tem ainda a sua disposição a Vila Kids, um espaço exclusivo de 4 mil m² destinado a crianças de 4 a 12 anos, que podem aproveitar instalações e atividades monitoradas voltadas para elas durante todo o dia, com brinquedoteca, camarim, sala de TV, teatro e oficinas, deixando os pais livres  para aproveitar o restante do complexo.

Já no período noturno, os hóspedes podem usufruir as muitas atrações e atividades existentes, em especial na Quermesse da Vila, onde a Festa de São João, a mais tradicional festa do Nordeste, acontece o ano inteiro. Ali o turista encontra barracas de brincadeiras e quitutes juninos, além de poder fazer um passeio na Roda Gigante e levar as crianças no Carrossel que foram instalados para a diversão de toda a família. No local acontece ainda uma apresentação de dança de quadrilha, com casamento na roça e tudo mais.

Para os que gostam de emoções mais fortes, o resort oferece o Vila Assombrada, um parque temático onde o susto é certo. Com ingresso em grupos de até 10 pessoas, a diversão está garantida, a base de sustos, gritos e muitas gargalhadas ao final. Aos que curtem desvendar mistérios, o resort oferece a experiência Escape 60, onde em um cenário montado em um ônibus, um grupo de audazes aventureiros, tenta descobrir a saída de uma cela, através de pistas deixadas no interior da mesma, numa corrida contra o relógio.

Um passeio na Vila Nova da Praia, permite aos hóspedes relaxar curtindo um show na praça central do vilarejo montado especialmente para o turista vivenciar a experiência de passear numa bucólica vila praiana, onde simpáticas lojinhas de souvenires e artesanato, dividem o espaço com lojas de roupas, bares e restaurantes temáticos, onde se pode encerrar a noite em grande estilo. Se quiser levar as crianças para assistir uma peça infantil ou um espetáculo circense, a pedida é a Escola de Circo, localizada em uma das entradas da Vila Nova da Praia.

Além dos restaurantes localizados em cada hotel, o turista tem mais três opções para jantar, todos na Vila Nova da Praia. No Benditos Frutos, o cardápio é voltado para os frutos do mar, em saborosas receitas que combinam toda variedade de crustáceos, mariscos, moluscos e peixes. No belíssimo La Villa, os pratos são oferecidos em três deliciosas opções de cardápio da cozinha contemporânea internacional. E no Baêa, a cozinha típica baiana se faz presente, em toda sua diversidade e sabores.

Com alguma sorte, o turista ainda pode presenciar a soltura de filhotes de tartarugas marinhas ao final da tarde. Esse espetáculo da natureza é possível na Costa do Sauípe, graças à parceria com o Projeto Tamar e o compromisso assumido com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nesse ponto, o cuidado do empreendimento é constante, chegando ao ponto de se medir a quantidade de luz emitida pelo hotel, para que não afete a desova das tartarugas, que tem nas praias da Costa do Sauípe, um dos seus principais berçários naturais.

Desde o final de 2017, sob a administração do Grupo AVIVA, o resort vive o renascimento de seu esplendor e a reestruturação das atrações e instalações, que chamam a atenção de turistas desde o ano 2000, quando foi inaugurado, há 18 anos atrás. Adquirido por mais de 140 milhões de reais, o resort está incluído na estratégia da AVIVA, para atingir o objetivo de se tornar um dos gigantes no segmento de resorts no Brasil, com planos audaciosos de investimentos na infraestrutura e no estabelecimento de novas atrações, como o projeto de instalação do maior Parque Aquático  da América do Sul junto ao resort. Bem, experiência nesse campo a AVIVA tem de sobra, afinal é dela a Pousada do Rio Quente em Goiás, um dos mais bem-sucedidos empreendimentos desse segmento no Brasil.

Ir à Costa do Sauípe é uma experiência fascinante e inesquecível, onde o turista pode aproveitar cada segundo, em um ambiente voltado para o lazer e o descanso, na tranquilidade e beleza de um dos mais bonitos litorais do mundo, cercado de natureza, hospitalidade, conforto e do modo baiano de bem viver a vida.


Notícia Anterior
Turismo de Conhecimento

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!