• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Cotação do cacau despenca 70% em um ano na Bahia e atinge produtores

Cotação do cacau despenca 70% em um ano na Bahia e atinge produtores

A indústria tem reformulado produtos e ampliando itens classificados como “sabor chocolate” ou “achocolatados”

Por Da Redação
Às

Cotação do cacau despenca 70% em um ano na Bahia e atinge produtores

Foto: Paula Laboissiêre/Agência Bras

A cotação do cacau, principal matéria-prima do chocolate, despencou na Bahia ao longo do último ano. Em Ilhéus, no interior da Bahia, a arroba que custava em média R$ 803,69 há um ano passou a valer R$ 238,19, segundo dados da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb). O valor reflete a uma queda de aproximadamente 70%.

A retração é atribuída, principalmente, à redução do consumo de derivados do cacau. A indústria tem reformulado produtos, diminuindo a quantidade de sólidos de cacau e ampliando itens classificados como “sabor chocolate” ou “achocolatados”. Além disso, produtores apontam impacto da queda do dólar e do aumento das importações. Com mais produto disponível no mercado, a lógica da oferta e da procura tem pressionado ainda mais os preços.

No cenário internacional, o consumo global de cacau caiu de 5 milhões para 4,25 milhões de toneladas entre 2024 e 2025, enquanto a produção alcançou 4,8 milhões de toneladas. O resultado foi um superavit de cerca de 500 mil toneladas.

No Brasil, a legislação exige que um produto tenha ao menos 25% de sólidos de cacau para ser considerado chocolate, percentual inferior ao de alguns mercados internacionais, onde o mínimo varia entre 30% e 35%. Em paralelo, os preços ao consumidor subiram: no último ano, chocolates em barra e bombons registraram alta de 27,12%, enquanto o chocolate em pó aumentou 21,10%, segundo o IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo], índice que mede a inflação oficial do país, cuja média geral foi de 4,26% no mesmo período.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.