Covax assina acordo com Moderna para 500 milhões de doses
Programa favorece distribuição de vacinas entre países ricos e pobres

Foto: Reprodução/Getty Images
O programa Covax, que favorece a distribuição equitativa de vacinas entre países ricos e pobres, assinou um acordo com a empresa Moderna para adquirir 500 milhões de doses de seu imunizante contra a Covid-19. O anúncio foi feito pela Aliança das Vacinas (Gavi), nesta segunda-feira (3).
"Estamos muito felizes de assinar este novo acordo com a Moderna, que dá aos participantes do Covax acesso a outra vacina altamente eficaz", afirmou Seth Berkley, diretor executivo da Gavi.
As primeiras doses da vacina de RNA mensageiro devem ser entregues no quarto trimestre de 2021, com 34 milhões disponíveis este ano e até 466 milhões de doses em 2022, afirma o comunicado.
A vacina da Moderna é administrada em duas doses, mas novas recomendações preveem uma dose apenas se o paciente teve covid recentemente.
"A ampliação e diversificação da carteira sempre foi um objetivo chave do Covax, para continuar sendo flexível diante desta pandemia em constante evolução - incluindo a crescente ameaça das novas variantes", disse Berkley.