Covid-19: Cloroquina deixa de ser autorizada na França para tratamento da doença
O comunicado da França ocorreu dois dias depois de a OMS anunciar uma pausa em todos os testes com a hidroxicloroquina

Foto: Reprodução
Autoridades da França anunciaram que estão suspensos o uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. O Conselho Superior de Saúde Pública - a agência reguladora na França - emitiu um parecer contrário ao uso do remédio para o tratamento contra a covid-19. O comunicado da França ocorreu dois dias depois de a OMS anunciar uma pausa em todos os testes com a hidroxicloroquina.
A publicação na revista científica The Lancet de um estudo alertando sobre a ineficácia e os riscos relacionadas à hidroxicloroquina gerou na Europa diferentes iniciativas.
De acordo com o Conselho Superior de Saúde Pública - órgão que assessora o Ministério da Saúde - recomendou a suspensão das prescrições na França e indicou que o remédio deve ser limitado apenas a exames clínicos autorizados, pelo menos até que seja avaliada a relação entre os riscos e benefícios do remédio.
A recomendação foi traduzida em um decreto. Em março, o governo havia permitido o uso da hidroxicloroquina apenas para o uso hospitalar e somente em casos decididos por um colegiado de médicos. Com a decisão desta quarta-feira (27), o remédio apenas pode ser usado em testes científicos e não está autorizado a ser recomendado nos hospitais.
Segundo os últimos dados, foram registrados apenas 358 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, número que se mantém baixo desde o final da semana passada e abrindo esperanças de que, apesar do relaxamento da quarentena, os dois meses de confinamento funcionaram. No total, a França conta com 145 mil casos e 28 mil mortes, um número considerado elevado.