Covid-19: dezesseis capitais estão próximas do colapso na saúde
Em Salvador, a taxa chegou a 84%

Foto: Divulgação | Sesab
Ao menos 16 capitais estão próximas do colapso no sistema de saúde devido ao agravamento da pandemia. Isso significa que as capitais possuem mais de 90% na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusiva para pacientes infectados com a covid-19.
Segundo levantamento feito pela Folha de S. Paulo, apenas Maceió e Macapá estão com a ocupação abaixo de 80%. Em contrapartida, no Rio Grande do Sul, a taxa de ocupação ultrapassa 100%. Situação semelhante acontece em Porto Alegre, onde a taxa chega a 102%.
Em Salvador, a taxa chegou a 88%. Em Teresina, o percentual é de 84%. Outras capitais do Nordeste, como São Luís, Recife e Natal, a taxa é de 95%.
Por causa do agravamento da pandemia, na capital baiana, a prefeitura adotou medidas restritivas até a próxima segunda (15). Com isso, só fica permitido o funcionamento de atividades consideradas essenciais, como supermercados, farmácias e hospitais. Além disso, Salvador também tem em vigor o toque de recolher, que restringe a circulação de pessoas nas ruas das 22h às 5h do dia seguinte.