Covid-19 e a poluição do ar

Confira o editorial desta sexta-feira (18)

[Covid-19 e a poluição do ar]

FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Oito pesquisadores americanos publicaram um novo estudo mostrando que o aumento na poluição do ar resulta diretamente em aumento nos índices de mortalidade causada pela covid-19. O trabalho, divulgado em 11 de setembro, traz o que se pode apontar como indícios, durante o pico da pandemia no norte da Itália e na China, que a exposição contínua à poluição do ar poderia se constituir em risco de sintomas graves em caso de infecção pelo vírus e consequente mortalidade por Síndrome Aguda Respiratória.

As conclusões do novo estudo apontam para duas possibilidades. Na primeira, a poluição provoca danos diretamente nos cílios, expondo o sistema respiratório a agentes infecciosos. Presentes nas células que revestem as vias aéreas, os cílios impelem o muco que recobre essas vias, para ser expelido por tosse ou levado à boca para ser engolido ou expelido. Como indica a medicina, o muco captura micro-organismos infecciosos e partículas, evitando que cheguem aos pulmões.

Na segunda hipótese, o impacto é indireto, causado pelo agravamento de doenças cardiorrespiratórias preexistentes, o que reduz a imunidade e acelera dificuldades causadas pela covid-19. O estudo, enfim, aponta que a exposição crônica a poluentes atmosféricos reduz a eficiência dos mecanismos de defesa do pulmão.

Além de reforçar a ligação entre poluição do ar e mortalidade por covid-19 identificada anteriormente, o estudo analisa o impacto na mortalidade por poluentes classificados como tóxicos – os chamados HAPs (Hazardous Air Pollutants). HAPs são emitidos por diversas fontes de poluição, sendo particularmente relevante a emissão por veículos automotores em zonas urbanas densamente povoadas, segundo os pesquisadores. Entre os poluentes considerados HAPs estão as partículas de diesel, aldeídos como acroleina, acetaldeído e formaldeído, e hidrocarbonetos aromáticos como benzeno e naftaleno.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!