Covid-19 eleva risco de complicações cardiovasculares, aponta estudo
Relatórios das Universidades Estadual Paulista (Unesp) e de Washington, nos EUA, foram publicados na revista britânica Nature

Foto: Reprodução
O número de problemas cardiovasculares causados pelo novo coronavírus tem crescido de forma assustadora, afirmam estudos publicados na revista britânica Nature - das Universidades Estadual Paulista (Unesp) e de Washington, nos Estados Unidos. Dessa forma, especialistas acreditem que existe hoje uma pandemia cardiovascular.
Como mostra o levantamento, foram cruzados dados de 153 mil pessoas infectadas pelo vírus com milhões de outras que não o contraíram. Com base nos resultados, os acometidos pela covid-19 apresentaram muito mais complicações cardiovasculares, independente da idade, comorbidades ou outro qualquer tipo de vulnerabilidade.
No Brasil, o Ministério da Saúde verificou uma elevação de 4% nas mortes causadas por doenças cardiovasculares, durante a pandemia, em relação a outros períodos. Ainda segundo o órgão, pacientes hospitalizados por mais tempo apresentam o maior temor por desenvolver problemas cardíacos.