Covid-19: estudo revela que vírus manipula as células para se replicar

Pesquisadores conseguiram reduzir a replicação entre 15% e 20% por meio do uso de medicamentos

[Covid-19: estudo revela que vírus manipula as células para se replicar]

FOTO: Reprodução/ Orlando B. Scudero/ICB-USP

O coronavírus manipula células humanas para conseguir se replicar dentro dos organismos das pessoas, assim comprova um estudo de pesquisadores do campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de Limeira (SP) e da Universidade de São Paulo (USP). Com a descoberta, os autores do estudo conseguiram reduzir a replicação viral entre 15% e 20% por meio do uso de medicamentos.

Publicada na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, a pesquisa descreveu que uma proteína do vírus da Covid-19 interage com uma proteína humana e a recruta.

Por meio de técnicas em laboratório, o grupo demonstrou que a presença da proteína M do vírus no organismo faz com que a PCNA migre do núcleo das células – onde ela normalmente se encontra – para o citoplasma, região onde ficam as organelas, responsáveis por importantes funções celulares.

De acordo os pesquisadores, essa migração é um dos sinais que a interação entre células humanas e vírus está ocorrendo. 

Após a identificação do movimento das células, foram utilizados fármacos para impedir a migração das proteínas do núcleo para o citoplasma. Conforme os resultados da pesquisa, a replicação viral foi menor após o uso dos compostos. 

Autópsias em pacientes mortos 

Também foram analisadas amostras de tecido pulmonar obtidas durante autópsias de pacientes mortos pela Covid-19. Os resultados demonstram que houve neles um aumento de proteínas PCNA e de gamaH2AX, proteína que dá sinais de dano ao DNA, o que, segundo os pesquisadores, reforça os resultados.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!