Covid-19: leitos de UTI da Bahia são suficientes para atender apenas 0,023% da população
Número é referente à população total do estado

Foto: Divulgação | Sesab
A quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), voltada para o tratamento exclusivo de pacientes com a covid-19, é disponível para o atendimento de apenas 0,023% da população total da Bahia, estimada em 14.930.634, segundo dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme os dados do painel 'Acompanhamento de Leitos Covid-19', da Secretaria da Saúde do estado (Sesab), até a segunda (12), a Bahia tinha 3.388 leitos ativos, sendo que 2.430 estavam ocupados, restando apenas 958 leitos covid. Já o número de pessoas com o vírus ativo, ou seja, com confirmação do vírus no organismo, era de 15.118.
Hipoteticamente, se todas as pessoas se contaminassem com a doença, a quantidade de leitos ativos em relação à população seria de 0,023%, ou seja, menos de 3 em cada dez pessoas teriam acesso aos leitos disponíveis.
Em Salvador, atualmente há 18 unidades de saúde que atendem covid-19, sendo 1.553 leitos ativos e 1.159 pacientes internados. A taxa de ocupação geral nessas unidades é de 75%. Já o percentual de ocupação em toda Bahia é de 83%.
Resposta da Sesab
Questionada sobre como funciona o critério para a distribuição dos leitos em relação à população e o percentual de pessoas que conseguem ser atendidas com o esquema de tratamento montado pela Sesab, a Secretaria se limitou a responder que:
"As informações relativas a distribuição de leitos Covid-19 e ocupação estão disponíveis no painel transparência (https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/). Informações em relação ao número de casos e solicitações feitas à Central Estadual de Regulação são disponibilizadas diariamente nos boletins epidemiológicos publicados no site da Secretaria da Saúde do Estado".