Covid-19: Locais sem medidas de distanciamento podem ter até 35 vezes mais casos de contaminação
Os dados foram feitos por pesquisadores americanos

Foto: Divulgação
Pesquisadores dos Estados Unidos apontou que os locais no país onde não foram decretadas medidas de distanciamento social podem ter até 35 vezes mais casos de contaminação pelo novo coronavírus.
O estudo analisou um milhão de casos confirmados de Covid-19 em todo o país e levou em consideração quatro tipos de medidas de distanciamento social, como: ordens para não sair de casa, fechamento de escolas, banimento de grandes eventos e o fechamento de academias, bares e restaurantes, no período entre 1 de março e 27 de abril. Em aproximadamente 95% das cidades dos EUA, algum tipo de isolamento social foi adotado pelos governos locais.
Segundo os pesquisadores, nos locais onde as medidas duraram de um a cinco dias registraram uma queda de 5,4% nas taxas diárias de contaminação, porém, os resultados apresentaram melhoras significativas nas regiões que mantiveram o período de isolamento pelo menos de 16 a 20 dias. Nesses locais, a taxa diária caiu mais de 9%.
Nos locais onde foram registradas pelo menos uma das medidas de restrição analisada, a taxa de contaminação era dez vezes maior. Já nas regiões que não adotaram nenhuma das quatro medidas, a taxa de crescimento chegava a ser 35 vezes maior.