Covid-19: mercados globais registram queda após descoberta de nova variante na África do Sul
Nos mercados petrolíferos, a cotação do barril despencou

Foto: Getty Images
A descoberta de uma nova variante do novo coronavírus na África do Sul, denominada B.1.1.529, derrubou as bolsas internacionais e o petróleo. Na manhã desta sexta-feira (26), o temor acerca do retrocesso no combate à pandemia fez com que as cotações de empresas do setor turístico e de aviação despencassem.
Os principais índices asiáticos também registraram quedas (de 2% do japonês Topix e de 2,5% do Hang Seng, de Hong Kong). O índice pan-europeu Stoxx 600 caía 3,1% na manhã de hoje, enquanto o francês CAC 40 e o alemão DAX 30 registravam perdas similares. Na bolsa francesa, as gigantes do setor aeronáutico Airbus e Safran registaram perdas na ordem dos 10% e a transportadora Air France estava a cair cerca de 7,7%.
No momento, receia-se que a nova variante seja responsável pelo aumento significativo de casos no continente africano. Por isso, muitos países começaram já a restringir as viagens aéreas para prevenir a disseminação da Covid-19. Essa realidade pode afetar a recuperação econômica mundial.
Nos mercados petrolíferos, a cotação do barril de Brent (que serve de referência às importações portuguesas) recuava 4,7%, para 78,34 dólares, enquanto nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate atingia os 74,72 dólares, com uma queda de 4,6%.