Covid-19: OMS diz que situação do Brasil é uma preocupação crescente
País é um dos epicentros mundiais da pandemia

Foto: Agência Brasil
O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira (12), que a situação atual do Brasil, agora um dos epicentros mundiais da pandemia do novo coronavírus, preocupação crescente. Segundo ele, o sistema de saúde do país "ainda está suportando", embora algumas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estejam em um estágio crítico e sob forte pressão, com mais de 90% de taxas de ocupação do sistema de cuidado intensivo.
A OMS também disse hoje (12), que as vacinas para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deveriam ser disponibilizadas como um bem público global, como forma de garantir que todos tenham acesso justo a quaisquer produtos essenciais que sejam desenvolvidos.
“Muitos líderes têm promovido a ideia de tornar qualquer vacina um bem público global, e isso deve continuar sendo fomentado. Mais líderes devem se juntar ao barco, e precisamos ter um compromisso político verdadeiramente global e um consenso mundial antes mesmo de termos o produto. É por isso que estamos batalhando”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A declaração de Tedros ocorreu depois de surgir preocupações de que alguns países, incluindo os Estados Unidos, poderiam acumular vacinas ou medicamentos que desenvolvam para combater a Covid-19, com os países mais pobres não tendo acesso aos tratamentos dos quais precisam.