• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério retira dados sobre violência policial de relatório sobre direitos humanos

Ministério retira dados sobre violência policial de relatório sobre direitos humanos

A retirada dos dados interrompeu uma série histórica que já tinha pelo menos três anos

Por Da Redação
Ás

Ministério retira dados sobre violência policial de relatório sobre direitos humanos

Foto: Reprodução


Por alegar "inconsistências", o governo Federal autorizou a retirada de dados sobre violência policial de relatório divulgada pelo Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos através do Disque 100 referente ao ano de 2019.  Os documentosde 2018 e 2017, apontavam para o crescimento das denúncias de violações de direitos humanos cometidas por policiais.

O Disque 100 é um canal criado em 1997 e, desde 2003, está sob responsabilidade do governo federal.  Anualmente, o ministério divulga um relatório com registros de todos os tipos de violações registradas pelo Disque 100. Neste ano, no entanto, os dados sobre violações praticadas por agentes policiais não foi publicado.

A retirada dos dados interrompeu uma série histórica que já tinha pelo menos três anos e que apontava para um crescimento da violência policial no Brasil.

Em 2016, o Brasil registrou 1.009 denúncias de violência policial. No ano seguinte, o crescimento foi de 30%, chegando a 1.319 denúncias. Em 2018, o crescimento foi de 24%, chegando a 1.637 denúncias.

Ainda segundo o ministério, “há registros com marcador de suspeito como agente policial, mas na descrição as informações são contraditórias, assim como há registros que não possuem marcador mas as informações contém relação com violação supostamente praticada por agente policial”, concluiu. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário