• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Covid-19: Quarta dose da vacina é recomendada apenas para idosos e imunossuprimidos

Covid-19: Quarta dose da vacina é recomendada apenas para idosos e imunossuprimidos

Segundo cientista-chefe da OMS, estudos não apontam para necessidade da aplicação na população restante

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Quarta dose da vacina é recomendada apenas para idosos e imunossuprimidos

Foto: Maina Diniz/Prefeitura de Lauro de Freitas

Em entrevista coletiva nessa terça-feira (10), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a quarta dose da vacina contra a Covid-19 é recomendada, no momento, apenas para pessoas imunossuprimidas e idosos.

Segundo a cientista-chefe da organização, Soumya Swaminathan, "não há dados específicos que justifiquem recomendar a quarta dose de forma mais ampla”.

A quarta dose da vacina está sendo ofertada em diversos países da Europa e da América Latina, pouco após o reforço.

"Sabemos que em alguns grupos a imunidade diminui rapidamente. Se você é mais velho ou tem uma doença que afeta o sistema imunológico, se está em tratamento de tireoide, usa medicação contra o câncer ou tem diabetes grave, então o sistema imunológico não responde bem e uma quarta dose pode ajudar", seguiu Swaminathan.

Até o momento, a representante da OMS afirmou que a quarta dose não é recomendada a todos os adultos, ressaltando que a entidade indica a aplicação das duas doses iniciais e um reforço, “que oferece uma resposta imunitária mais completa e mais forte, pelo que consideramos que a primeira fase da vacinação é composta de três doses”.

Swaminathan ressaltou também que é preciso focar em vacinar as pessoas do continente africano, que possui uma cobertura vacinal menor que 15% até o momento.  "Temos que nos concentrar nelas, particularmente nos grupos de idosos e profissionais de saúde naquela parte do mundo", afirmou.

"Na África, apenas 26% da população com mais de 60 anos recebeu doses, e isso é muito preocupante porque em qualquer surto futuro, como o que estamos vendo em alguns países, esse grupo estará em risco de desenvolver doença grave", seguiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário