Covid-19: saiba como celebrar as festas de fim de ano com risco de contágio reduzido
Limitar número de pessoas e espaços abertos são algumas opções

Foto: Pexels
Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus, a população está mais otimista e animada para celebrar as festas de fim de ano. Na casa da artesã Mari Lima, por exemplo, os preparativos para a virada do ano estão a todo vapor. Moradora do bairro da Boca do Rio, em Salvador, ela contou ao Farol da Bahia que, diferente do ano passado, vai receber a família em casa para celebrar a chegada do ano novo. Especialistas alertam, no entanto, que ainda é preciso manter os cuidados para conter a disseminação da Covid-19.
“Aqui em casa todo mundo ama o réveillon, mas no último não pudemos nos encontrar. Foi uma virada de ano bastante triste, principalmente por estar longe de todo mundo. Mas este ano a família está toda vacinada com as duas doses, os mais velhos até com a terceira, então vamos nos reunir. Sem dúvidas, é importante que as pessoas preservem a vida. Então, é importante que a vacinação completa seja o primeiro requisito para se reunir com os familiares”, afirmou Mari.
“Todos os cuidados continuam por aqui. Vamos deixar o ambiente aberto. Confesso que manter o distanciamento social é mais difícil, mas combinei com os meus familiares que quem tiver com qualquer sintoma de gripe não vai poder participar da celebração”, completou.
A chegada da vacina adicionou a dose de esperança que o ano passado ficou devendo. O surgimento de novas variantes e a epidemia de gripe, no entanto, pedem que os cuidados sejam redobrados durante as celebrações de fim de ano. De acordo com a infectologista Camila Ahrens, é possível reduzir bastante os riscos respeitando algumas medidas.
“O ideal é que as pessoas procurem fazer as comemorações ao ar livre, continuem higienizando as mãos, não compartilhem objetos, só tirem a máscara no momento da alimentação e, se possível, só se sentem próximas ao seu núcleo domiciliar. E em caso de qualquer suspeita, ficar em casa”, explicou a especialista.
Pensando em formas de evitar a disseminação do novo coronavírus durante as celebrações, Camila Ahrens listou algumas dicas. Veja:
-Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso do ar-condicionado.
-Organize espaços separados para pessoas que moram juntas.
-Disponibilize álcool em gel nos ambientes.
-Lave as mãos com frequência durante o evento.
-Ofereça as bebidas em embalagens individuais.