Covid-19: vacina em spray nasal recebe financiamento e deve avançar para testes clínicos
InCor realiza tratativas com fabricantes internacionais para a produção de doses

Foto: Reprodução/Pixabay
O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor) recebeu recursos para avançar no projeto de desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em formato de spray nasal. De acordo com a entidade, o aporte de R$ 30 milhões foi aprovado pelo Ministério da Saúde e permitirá que a pesquisa avance para a fase de produção de doses para os testes clínicos em humanos.
Na atual fase do projeto, o InCor realiza tratativas com fabricantes internacionais para a produção de doses do imunizante seguindo normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e escala industrial. A partir do fechamento do acordo, será feito pedido de autorização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para início das fases 1 e 2 de testes em humanos. Os ensaios permitem analisar quesitos como segurança, resposta imune e o esquema vacinal mais adequado.
A vacina, projetada para aplicação pelas narinas, conta com componentes derivados do vírus que serão transportados a partir de nanopartículas. A aposta da vacina pelo formato de spray nasal tem como objetivo amplificar a imunidade no ponto mais importante da infecção: as vias aéreas. O coronavírus entra no organismo pelo nariz infectando a mucosa. De acordo com o Incor, a candidata a vacina deve atuar diretamente no sistema respiratório, fortalecendo a resposta imune de toda essa região.