Covid-19: vacina negociada por ACM Neto só deve ser aplicada em 2021

Prefeito demonstrou interesse pela imunização junto ao governador de São Paulo

[Covid-19: vacina negociada por ACM Neto só deve ser aplicada em 2021]

FOTO: Reprodução

A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, se mostrou segura com 9 mil voluntários brasileiros. Na China, os testes foram positivos com 50 mil participantes. 

A vacina está sendo negociada pela prefeitura de Salvador junto ao governo de São Paulo.

Na semana passada, o prefeito ACM Neto viajou até à capital paulista para um encontro com João Dória. "Assim que houver o registro, queremos disponibilizar doses dessa vacina para os soteropolitanos rapidamente", declarou o prefeito, na ocasião. 

No entanto, a imunização ainda está longe de acontecer. Embora tenha demonstrado segurança em alguns voluntários, os dados devem ser divulgados somente entre novembro e dezembro, o que pode atrasar a distribuição e a vacinação da população prevista para este ano. 

De acordo com o diretor do Butantã, Dimas Covas, os testes precisam ser finalizados com outras 3 mil pessoas. 

"Já temos os dados de segurança dessa etapa, eles são muito parecidos com os chineses (estudo em que mais de 90% dos voluntários não tiveram eventos adversos (...) São esses dados que vou detalhar na segunda. Eficácia ainda não dá para falar porque temos de esperar as pessoas terem contato com o vírus. Pela minha impressão, acho que teremos dados conclusivos mais para o fim do ano, entre novembro e dezembro", disse.

Ainda de acordo com ele, é improvável que o início da vacinação aconteça ainda em 2020 não só pelo tempo que falta para os testes serem concluídos, mas também pelo prazo para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise as informações e emita o registro do produto.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!