Covid: estudo indica que protetor facial e máscara com válvula são menos eficazes na proteção
Governo do Canadá informou que máscara desse tipo estão proibidas nos voos

Foto: Divulgação
Uma pesquisa publicada na revista científica "Physics of Fluids" aponta que os protetores faciais e as máscaras de válvulas são menos eficazes no combate as gotículas do que as máscaras normais.
Os pesquisadores usaram uma cabeça de manequim com coberturas faciais e simulou uma tosse ou espirro com um impulso de pressão de uma bomba manual. Foi utilizado lasers para iluminar o caminho das gotículas. “Focamos nas gotículas menores, já que podem ficar suspensas por muito tempo e podem conter partículas de vírus suficientes para transmitir a Covid-19”, explicou Siddhartha Verma, uma das autoras.
O teste mostrou que inicialmente os protetores faciais bloqueiam o movimento simulado da tosse ou espirro, mas as gotículas expelidas podem se mover ao redor do visor e se espalhar.
No caso de máscaras valvuladas, foi preciso um sopro de partículas para que pudesse ser visto jorrando ao redor da ponta do nariz, onde o ajuste é ruim. Além disso, a maior parte do ar exalado passa pela válvula sem obstáculos.
Já o teste com máscaras de tecido, N95 ou cirúrgica foi mais eficaz. Todas as máscaras bloquearam uma quantidade significativa de partículas e pareceram oferecer proteção adequada para a pessoa.
O estudo ainda sugere que para uma menor disseminação do coronavírus, é preferível usar máscaras de pano de alta qualidade ou máscaras cirúrgicas mais simples, em vez de protetores faciais e máscaras equipadas com válvulas. “Mesmo as melhores máscaras têm algum grau de vazamento. É importante manter distância física para mitigar a transmissão”, completou a autora.
Uso proibido em voos
Depois do estudo ter sido publicado, o governo do Canadá informou que as máscaras com válvulas estão proibidas nos voos. “Não é recomendado o uso de máscaras com válvula expiratória porque essas máscaras não protegem outras pessoas contra Covid-19 e não limitam a propagação do vírus”, diz o aviso no site oficial.