CPI da Covid ouve diretor-executivo da Prevent Senior acusada de prescrever 'kit Covid' ineficaz
STF decidiu que tem direito de não responder perguntas que possam incriminá-lo

Foto: Reprodução / Agência Brasil
A CPI da Covid ouve nesta quinta-feira (16) o depoimento de Pedro Benedito Batista Júnior, diretor-executivo da operadora de plano de saúde Prevent Senior. A empresa, segundo relatos obtidos pela comissão, teria indicado aos usuários o uso de remédios comprovadamente ineficazes para o tratamento da Covid-19.
O diretor obteve na quarta-feira (15), no Supremo Tribunal Federal (STF), o direito de não responder a perguntas dos senadores que possam gerar uma autoincriminação do depoente.
Na decisão, o ministro Ricardo Lewandowski também garantiu ao diretor da Prevent Senior o direito de ser auxiliado por advogado e de não sofrer constrangimentos, em especial ameaças de prisão ou de processo, caso queira ficar em silêncio para não se autoincriminar.
O senador Humberto Costa (PT-PE), autor do requerimento de convocação de Pedro Benedito Júnior, afirma que o diretor da Prevent Senior precisa explicar à CPI "as razões que motivaram a distribuição e prescrição do 'kit covid', a despeito da ausência de comprovação científica de eficácia".