Em reunião, Temer, FHC e Sarney pedem paz pelas vias constitucionais
Ex-presidentes participaram do debate sobre crise institucional e democracia em evento realizado pelo MDB, PSDB, DEM e Cidadania

Foto: Reprodução/G1
Três ex-presidentes participaram de uma reunião virtual, na noite desta quarta-feira (15), na abertura do seminário Um Novo Rumo para o Brasil. José Sarney (1985-1990), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Michel Temer (2016-2018) se juntaram para defender a democracia, as instituições e suas funções constitucionais e incentivar o diálogo conciliatório.
Executado por quatro partidos políticos (MDB, PSDB, DEM e Cidadania), o evento acontece no Dia Internacional da Democracia.
Os partidos também chegaram a debater um apoio ao impeachment do chefe do Executivo, Jair Bolsonaro. No entanto, a possibilidade de levar o processo adiante não foi citada durante o evento.
No encontro, coordenado pelo ex-ministro Moreira Franco, o ex-presidente José Sarney disse que na atual realidade brasileira dois aspectos são consenso: desejo de pacificação e desejo de solução dos problemas de acordo com a tradição brasileira.
Fernando Henrique Cardoso citou que as diferenças partidárias não podem impedir o diálogo democrático. O ex-presidente ressaltou que, mesmo com as diferenças de ideias, todos os agentes políticos estão dentro do sistema sacramentado pela Constituição de 1988.
O ex-presidente Michel Temer defendeu diálogo entre instituições e poderes. Na visão do ex-presidente, há uma "criminalização do diálogo", o que, segundo ele, atrapalha as soluções para os problemas do país.
Além dos três ex-presidentes, participaram do debate Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa; ACM Neto, presidente do Democratas; Baleia Rossi, presidente do MDB; Bruno Araújo, presidente do PSDB; e Roberto Freire, presidente do Cidadania.