CPMI aponta que o Governo publicou 653 mil anúncios em canais de notícias falsas

Os técnicos também identificaram anúncios em canais dedicados a promover a imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Por Da Redação
Às

CPMI aponta que o Governo publicou 653 mil anúncios em canais de notícias falsas

Foto: Reprodução

A CPMI das Fakes News realizou um levantamento apontando que o Governo Federal publicou 653.378 anúncios em 47 canais de notícias falsas. A análise abrange canais que mais veicularam inserções da campanha "Nova Previdência" do governo, entre 6 de junho e 13 de julho de 2019. 

O documento foi produzido por consultores legislativos da Casa, com base em informações enviadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

Segundo o relatório, um dos campeões de veiculação, com 66.431 impressões, foi o site "Sempre Questione". O portal traz "matérias" sobre múmias alienígenas escondidas em pirâmides do Egito, colisões de átomos que abrem portais para o inferno e baleias encontradas em fazendas a centenas de quilômetros do litoral. 

Os técnicos também identificaram anúncios em canais dedicados a promover a imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

Também chamou a atenção dos consultores o fato de o canal de youtube Terça Livre TV, pertencente ao blogueiro Allan dos Santos, integrar a lista de veículos que receberam publicidade oficial, com 1.447 impressões. Allan dos Santos afirmou, nos anos passado, que seus veículos de comunicação, incluindo o canal Terça Livre TV, "não recebem dinheiro da Secom".

Ao todo, foram identificadas 2.065.479 impressões de anúncios do Governo Federal em canais de conteúdo inadequado (4,37% das 47.188.047 impressões avaliadas). 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário