Crianças e adolescentes são as maiores vítimas de violações de direitos, diz secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Maurício Cunha participou de debate promovido pela Câmara

Foto: Agência Brasil
O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, disse nessa terça-feira (10), durante participação no debate "Enfrentamento às violências na primeira infância”, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, que foram registradas mais de 100 mil denúncias de violações de direitos no Disque 100 em 2021.
“Infelizmente, é o público que mais sofre violências, que mais sofre violações de direitos no Brasil, mais do que outros grupos vulneráveis. Inclusive, há mais denúncias do que no Disque 180, que recebe denúncias de violência contra a mulher. Isso nos traz uma preocupação muito grande, porque é o grupo que mais deveria estar sendo protegido”, afirmou Cunha.
Na ocasião, ele chamou atenção para a subnotificação dos casos. De acordo com o secretário, alguns autores estimam que, para cada denúncia feita, 20 outras denúncias deixam de ser feitas. No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a secretaria vai lançar o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente.
Segundo Cunha, o Brasil contava apenas com plano de enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente. O plano será orientador e norteador para estados, municípios e organizações da sociedade civil e trará ações, indicadores para medir os resultados, responsáveis pelas ações e parceiros.