• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Urca vai receber fóssil brasileiro com mais de 100 milhões de anos repatriado

Urca vai receber fóssil brasileiro com mais de 100 milhões de anos repatriado

MPF vai entregar peixe fossilizado que havia sido tirado clandestinamente do país e estava sendo leiloado na Itália

Por Da Redação
Às

Urca vai receber fóssil brasileiro com mais de 100 milhões de anos repatriado

Foto: Reprodução/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) vai entregar à Universidade Regional do Cariri (Urca), nesta quarta-feira (11), um fóssil brasileiro com mais de 100 milhões de anos repatriado após ser retirado clandestinamente do país. A peça histórica é datada do período Cretáceo e estava sendo comercializada de forma ilegal, por meio de um site de leilões, na Itália. A devolução do espécime ao Brasil é resultado de procedimento instaurado pelo MPF em Juazeiro do Norte (CE), em 2020.

A origem do fóssil é a Chapada do Araripe, no Cariri Cearense e, por isso, vai passar a compor o acervo do Museu de Fósseis de Santana do Cariri. O peixe fossilizados esta avaliado em 3 mil euros ( R$16 mil, aproximadamente).

O artefato recuperado pelo MPF pertence ao grupo de formação fóssil Santana, um dos principais sítios paleontológicos do mundo e reconhecidamente uma das jazidas fossilíferas com a maior diversidade de material excepcionalmente preservado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário