Crivella vai liberar permanência nas praias do Rio de Janeiro
Próxima etapa irá acontecer por meio de demarcação da areia e reserva via aplicativo de celular

Foto: Marcos Serra Lima/G1
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse nesta segunda-feira (10), que nos próximos dias anunciará a liberação de permanência nas praias do Rio. Segundo o gestor, que não definiu uma data exata, a próxima etapa irá acontecer por meio de demarcação da areia e reserva via aplicativo de celular. No primeiro momento, foi liberado somente o banho de mar. “As pessoas vão poder ocupar essas demarcações pelo horário que chegarem e também reservando no aplicativo. A ideia é que assim a gente consiga organizar melhor o que hoje não está bom”, disse o prefeito.
Crivella afirmou ainda, durante a cerimônia de apresentação da equipe médica que será enviada a Beirute, capital do Líbano, onde ocorreu a mega explosão, que os detalhes sobre como funcionará o escalonamento serão divulgados ainda esta semana.
Praias cheias
Neste fim de semana, os cariocas aproveitaram os dias de sol para curtir as praias da Zona Sul. Após os flagrantes de aglomeração, o prefeito do Rio pediu para que os banhistas evitassem ficar próximos. “Essa semana nós vamos fazer a organização das praias para que as pessoas mantenham o afastamento na areia, e o que a gente pode fazer é o apelo que sempre fazemos. Não podemos aglomerar. Peço que quem está indo a praia para tomar banho que não aglomerem nas areias”, disse.
Além da aglomeração, foram identificadas nas praias do Rio pessoas sem máscaras no calçadão e outras pessoas praticando esportes coletivos, como vôlei, futevôlei e altinha, que só são permitidos durante a semana. Além da venda de drinks e cervejas, o que também ainda não foi liberado pela prefeitura, ocorriam normalmente nas praias do Leme, Arpoador e Ipanema no último fim de semana.
Em nota, a prefeitura afirmou que "a Guarda Municipal mantém as ações de patrulhamento e de fiscalização das infrações sanitárias em toda a cidade, incluindo as praias que contam nos finais de semana com 81 agentes na orla das zonas Sul e Oeste", mas que o balanço de multas e infrações deste fim de semana será consolidado somente nesta segunda-feira.
Ainda de acordo com a nota, "em dois meses, entre os dias 5 de junho e 6 de agosto, foram registradas 4.251 multas sanitárias, sendo 1.350 autuações aplicadas pelo Grupamento Especial de Praia e Marítimo da Zona Sul, que atua no patrulhamento da faixa de areia".
"Do total de infrações sanitárias, 3.331 foram pela falta do uso de máscaras e 201 por aglomeração em estabelecimentos e em via pública. Os agentes também orientam a população sobre as regras de ouro, coibem jogos, distribuem máscaras de proteção à população e já retiraram centenas de pessoas das praias durante a operação Blitz da Vida" conclui a nota.