CRM apura caso de médico que fornece atestado para que pessoas não usem máscara

Médico alega que está respaldado em lei que proíbe uso de máscara para pacientes com transtorno

Por Da Redação
Ás

CRM apura caso de médico que fornece atestado para que pessoas não usem máscara

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) anunciou nesta quarta (28), que irá apurar o caso do nutrólogo e ginecologista Sérgio Marcussi, de Belo Horizonte, que fornece atestado para que pacientes não usem a máscara de proteção contra o novo coronavírus.

Em uma rede social, o médico chegou a fazer uma publicação em que disse que já havia distribuído 20 atestados para evitar o uso da máscara. 

Ele também justifica o documento baseado em um trecho da Lei Federal 14.019, que diz que estão dispensadas do uso de máscara pessoas com alguns tipos de transtorno e deficiência "e quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da máscara de proteção facial".

Em nota, o CRM-MG disse que tomou conhecimento do caso por meio da imprensa e que "iniciará os procedimentos regulamentares necessários à apuração dos fatos, em conformidade com o Código de Processo Ético Profissional (CPEP)". Os procedimentos correm sob sigilo.

Em um novo vídeo publicado em uma rede social, o médico nega que faz venda ou distribuição dos atestados e disse que o documento é emitido com base em sintomas do paciente, como dor de cabeça, acne ou crises de pânico, e, caso isso tenha relação com o uso da máscara, emite o atestado.

Também por nota, o CRM-MG reforçou as orientações das autoridades sanitárias para evitar a contaminação pela doença, como uso de máscaras, higienização constante das mãos e distanciamento social.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.