Cruzeiro atracado em Salvador tem atividades suspensas após surto de Covid-19
Passageiros infectados foram autorizados a desembarcar e cumprir isolamento em hotéis

Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as atividades da embarcação Costa Diadema, que está atracada no Porto de Salvador, desde a manhã de quinta-feira (30). O cruzeiro registrou um surto de Covid-19 entre 56 tripulantes e 12 passageiros.
Diante desse cenário, para proteger a saúde dos viajantes, a operação, inicialmente prevista para concluir o passeio no dia 3 de janeiro, foi interrompida. A medida está de acordo com as disposições da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 574/2021 da Anvisa.
Foi solicitada a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a permissão para desembarque dos passageiros que testaram positivo para Covid-19, que ficarão em isolamento em hotéis já disponibilizados pela operadora do cruzeiro. Moradores da cidade de Salvador também foram autorizados a desembarcar.
Após o desembarque dos passageiros, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) das localidades de destino.
De acordo com o Plano de Contigência, a embarcação deverá retornar para o Porto de Santos, em São Paulo. Ou seja, todas as atividades não essenciais do navio devem ser interrompidas, além de cumprir todos os protocolos sanitários de segurança até o destino final.