CTVacinas detecta nova linhagem da variante Ômicron no Brasil

Pesquisada aponta que se trata da BA.2.12.1, predominante nos Estados Unidos

[CTVacinas detecta nova linhagem da variante Ômicron no Brasil]

FOTO: Niaid (EUA)/ Divulgação

A equipe do CTVacinas da UFMG, integrante da Rede Vírus-MCTI e da Rede Corona-Ômica BR-MCTI, detectou a circulação de nova linhagem da variante ômicron em Minas Gerais que ainda não havia sido encontrada no Brasil.

Flávio da Fonseca, pesquisador do CTVacinas, afirmou que trata-se da BA.2.12.1, predominante nos Estados Unidos. Esta nova linhagem tem características comuns à variante ômicron, mas é mais infecciosa. 

"Essa linhagem se dissemina mais, com maior rapidez, que as outras da ômicron presentes no país. Daí a nossa preocupação com a descoberta", afirmou Flávio, que ainda explicou que é a primeira vez que essa linhagem é detectada no Brasil, mas não há como confirmar que é a primeira vez que ela entrou no país.

De acordo com a UFMG, após um evento internacional ocorrido no Rio de Janeiro, na semana passada, onde se iniciou a detecção da nova linhagem, três pesquisadores de Belo Horizonte voltaram à capital mineira contaminados. As amostras continham quantidade de vírus muito alta.

"Como havia norte-americanos no encontro, decidimos realizar o sequenciamento genético das amostras para detectar a variante. E constatamos que a nova linhagem havia chegado por aqui", pontuou Flávio da Fonseca.

O pesquisador afirmou ainda que as três pessoas passam bem tiveram sintomas de médio para brando, e ainda estão isoladas. A Secretaria de Saúde de Minas e o Ministério de Ciência e Tecnologia foram avisados.

A partir do alerta, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) resolveu tomar alguma providências. Segundo a UFMG, pessoas infectadas serão chamadas para realização de um rastreamento de todas as outras pessoas que tiveram contato com o contaminado, e será feito acompanhamento para descobrir se a nova linhagem vai se espalhar e para definir formas de contenção.

Para finalizar, Flávio alertou sobre a importância das doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 e de se manter o esquema vacinal em dia. Segundo ele,  vacina também garante que as pessoas infectadas desenvolvam sintomas mais brandos e apresentem menor quantidade de vírus em seus organismos, o que reduz a transmissibilidade e favorece o fim da pandemia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!