Cuidados com a radiação ultravioleta

Confira o editorial deste sábado (03)

Por Editorial
Ás

Cuidados com a radiação ultravioleta

Foto: Agência Brasil

Com a chegada da primavera e rumo ao verão, quando o hemisfério sul está mais exposto aos raios solares devido ao eixo de curvatura da Terra, é preciso tomar cuidados extras com a saúde pelos índices de radiação ultravioleta (UV) estarem mais altos. Segundo pesquisas meteorológicas e climáticas, nos últimos dias o índice de UV tem chegado a 8, por volta do meio dia, considerado “muito alto” segundo padrões meteorológicos.

O alto índice de UV, no entanto, é considerado normal para esta época do ano. E vai aumentar até janeiro, quando estamos mais perto do sol e a incidência de radiação solar é máxima. A incidência de radiação UV é mais alta do final da manhã até o início da tarde, entre 10h e 14h, nos meses de setembro e outubro – aumentando o período conforme o verão chega. 

Segundo os padrões meteorológicos, o índice UV é considerado “baixo” até 2; “moderado” de 3 a 5; “alto” de 6 a 7;  “muito alto” de 8 a 10 e “extremo” acima de 11.

Além de manter a hidratação e evitar exposição ao calor pelas altas temperaturas, com os índices UV de “alto” a “extremo” é preciso evitar o sol principalmente perto do meio dia, não esquecer do protetor solar, especialmente no rosto; proteger os olhos e, se possível, usar camisa UV de manga longa. O tempo de exposição que já começa a queimar com UV “alto” é de 30 minutos; “muito alto”, de 15 a 25 minutos e “extremo”, 10 minutos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário