Cúpula da Otan deve discutir questões relacionadas à Ucrânia e Suécia
Encontro ocorre entre esta terça-feira (11) e quarta-feira (12) com presença de diversos chefes de Estado

Foto: Divulgação/ Twitter Jens Stoltenberg
A cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) com com a participação dos líderes de Estado e governo da aliança e da Suécia, acontece nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12). A reunião que se concentra em Vilnius, capital da Lituânia, deve discutir entre suas pautas a aproximação da Ucrânia e a adesão da Suécia.
Em comunicado, o bloco militar afirmou a discussão dos principais desafios do “ecossistema de segurança”. Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, disse que as decisões tomadas irão aproximar a Ucrânia. “Reforçar a defesa e dissuasão da Otan também estará em destaque na nossa agenda para a cúpula”, acrescentou.
Participaram da cúpula os líderes da Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul, além da União Europeia e Austrália. E além das decisões referentes à Suécia e Ucrânia, os países membros terão a oportunidade de discutir e deliberar sobre um novo acordo que estabeleça a obrigação de cada aliado destinar pelo menos 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) anual para investimentos em defesa.


