Cúpula do Brics: prefeitura do RJ decreta feriado na segunda (7) para receber líderes internacionais
Na última sexta-feira (4), o poder executivo decretou ponto facultativo, criando, assim, um feriadão de 4 dias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu decretar feriado na próxima segunda-feira (7) devido à realização da cúpula do Brics 2025 na cidade. Na última sexta-feira (4), o poder executivo decretou ponto facultativo, criando, assim, um feriadão de 4 dias.
O objetivo é facilitar a logística do evento internacional e minimizar os impactos na mobilidade urbana.
Com presença de líderes de países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a programação se concentra na Zona Sul e no Centro, com esquema reforçado de segurança e alterações no trânsito.
As reuniões ocorrem principalmente na Zona Sul e no Centro, com destaque para bairros como São Conrado, Copacabana e Flamengo, onde estão localizados os principais hotéis e centros de convenções. O esquema de segurança inclui bloqueios no trânsito, presença das Forças Armadas, drones, helicópteros e barreiras de contenção.
A recomendação é que a população evite circular pelas áreas mais afetadas, especialmente nos dias finais da programação. A prefeitura também decretou ponto facultativo em serviços não essenciais para reduzir a movimentação na cidade.