Curva de mortes pela Covid-19 no Brasil está mais rápida do que a Espanha, aponta estudo

O tempo de duplicação era de 9 dias e 14 horas há duas semanas

[Curva de mortes pela Covid-19 no Brasil está mais rápida do que a Espanha, aponta estudo ]

FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O observatório Covid-19 BR fez um levantamento com base nos dados do Ministério da Sáude, mediu a velocidade com que tem se propagado a doença no Brasil e constatou que o número de mortes no país está aumentando a um ritmo mais acelerado do que o registrado na Espanha.

Uma das ferramentas utilizadas para a análise prevê o seguinte cálculo: quanto tempo o coronavírus leva para dobrar o número de óbitos. Até a manhã desta quinta-feira (23), mais de 2,9 mil pessoas haviam morrido vítimas da Covid-19 no Brasil. Na Espanha, o número passa de 22 mil.

Segundo o observatório, nesta terça-feira (21), o tempo de duplicação do número de mortos por Covid-19 no Brasil era de 9 dias e 14 horas, já na Espanha esse número estava em 12 dias e 7 horas há duas semanas (8 de abril). Quanto mais baixo é esse intervalo, mais letal é a pandemia no país naquele momento isso implicas que, segundo esse critério, o cenário no Brasil é pior que o da Espanha se comparados períodos correspondentes do avanço do coronavírus.

Vítor Sudbrack, pesquisador do observatório e físico da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), explica ao G1 que os cálculos em cada país começam cinco dias depois da décima morte.

De acordo com o estudo:

  • o Brasil estava, nesta terça, no 28º dia da série.
  • e a Espanha estava no 40º dia – lá, o 28º dia foi 8 de abril.

“A Espanha e a Itália, na última semana, praticamente saíram da fase exponencial de crescimento e chegaram na saturação”, destacou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!