Damares Alves pede maior celeridade ao TSE na remoção de conteúdos com IA

Segundo a senadora, as candidaturas femininas serão o principal alvo durante a campanha eleitoral

Por Da Redação
Às

Damares Alves pede maior celeridade ao TSE na remoção de conteúdos com IA

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos) solicitou, na última semana após reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, maior celeridade na retirada de conteúdos gerados por inteligência artificial das plataformas digitais. 

Segundo a Folha de S.Paulo, o encontro contou com a participação das deputadas Soraya Santos (PL-RJ) e Delegada Katarina (PSD-SE), além da governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

Na reunião, Damares teria manifestado preocupação com o avanço dos deep fakes e avaliado que as candidaturas femininas serão o principal alvo durante a campanha eleitoral, com ênfase nos crimes contra a honra. 

Com isso, a parlamentar sugeriu a criação de uma força-tarefa no âmbito da Justiça Eleitoral, bem como a edição de resoluções mais rigorosas que determinem a remoção imediata dos conteúdos, inclusive em aplicativos de troca de mensagens.

Após o pedido, segundo as parlamentares, o ministro Nunes Marques se mostrou sensível com o pedido e sinalizou positivamente, mas não detalhou as medidas que seriam adotadas pela Corte. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário