Datafolha: gordura no fígado preocupa mais de 60% dos brasileiros
Condição aumenta o risco de doenças cardíacas, câncer e cirrose

Foto: Reprodução/Pixabay
Uma pesquisa do Instituto Datafolha, em parceria com a farmacêutica Novo Nordisk, revelou que 62% dos brasileiros ficariam muito ou extremamente preocupados com um diagnóstico de esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado. Ainda assim, 61% nunca fizeram ou não sabem quais exames detectam a condição, que atinge cerca de 30% da população mundial.
A gordura no fígado aumenta o risco de doenças cardíacas, câncer e, se não tratada, pode evoluir para cirrose e demandar transplante hepático. Segundo o Ministério da Saúde, as principais causas incluem consumo excessivo de álcool, sobrepeso, obesidade, sedentarismo, diabetes, má alimentação, colesterol e pressão altos, uso de certos medicamentos e inflamações no fígado.
O levantamento mostra ainda que os fatores de risco mais registrados foram excesso de peso (58%) e consumo de álcool (46%). Atualmente, 66% dos brasileiros apresentam sobrepeso ou obesidade. Além disso, 55% consomem bebidas alcoólicas, número que sobe para 57% entre pessoas com sobrepeso ou obesidade.