Datafolha pública pesquisa sobre percepção do brasileiro sobre a pandemia

47% têm muito medo do coronavírus e 51% só saem de casa quando é inevitável

[Datafolha pública pesquisa sobre percepção do brasileiro sobre a pandemia]

FOTO: Reprodução/Internet

De acordo com a pesquisa feito pelo Datafolha e publicada no site do jornal “Folha de S.Paulo” na noite de segunda-feira (29). 47% dos brasileiros tem muito medo de contrair o coronavírus. Além disso, 51% só saem de casa quando é inevitável. A pesquisa foi feita nos dias 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas. 

A margem de erro é de dois pontos percentuais. Por conta da pandemia, o levantamento foi realizado por telefone, método que, de acordo com o Datafolha, não tem a mesma eficácia das pesquisas presenciais nas ruas e nos domicílios.

Medo de ser infectado

O instituto perguntou ao entrevistado sobre o medo de ser infectado, 47% dos entrevistados afirmou ter muito medo, 31% disseram que tem um pouco de medo, 19% responderam que não tem medo e 3% afirmaram que já foram infectados.

A proporção de pessoas que relatam ter muito medo é maior entre mais pobres (51% contra 36% entre os mais ricos), mulheres (53% contra 41% dos homens), e moradores da região Nordeste (52%). 

Isolamento Social

O levantamento questionou sobre o comportamento em relação à orientação de se manter em isolamento. 51% dizem que só saem de casa quando é inevitável, outros 34% afirmam que saem de casa para trabalhar ou realizar outras atividades, porém, seguindo as orientações de prevenção. 12% responderam que estão totalmente isolados e 3% afirmam que mantem a rotina normalmente.

Preocupação

O Datafolha também perguntou ao entrevistado se ele está ou não preocupado com a pandemia. 58% acham que a população está menos preocupada do que deveria, outros 20% disseram que a população está mais preocupada do que deveria. 20% afirmam que a preocupação está na medida certa e 2% não souberam responder.

Reabertura do Comércio

A pesquisa questionou os entrevistados sobre a percepção da reabertura do comércio neste momento da pandemia do coronavírus. 52% disseram que os governantes estão agindo de maneira equivocada ao permitir a retomada da atividade econômica neste momento, 42% afirmaram que a atitude está correta. 6% Não souberam responder. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!