De Irará, banda TriKaciQ celebra 25 anos com produção de EP autoral e show no Festival da Primavera Salvador!
Trio criador do ritmo Sambarilê mistura herança quilombola e ritmos regionais como samba de roda, forró e merengue

Foto: Divulgação
Da herança cultural quilombola aos ritmos tradicionais do interior da Bahia, a Banda TriKaciQ, originada em Irará, comemora 25 anos de caminhada musical, consolidando uma identidade que atravessa gerações e reafirma a potência cultural de sua terra natal. A celebração vem acompanhada da produção de um novo EP autoral e da participação no Festival da Primavera de Salvador, no dia 27 de setembro, às 21h30, na Praça do Campo Grande. O grupo se apresenta ao lado de músicos convidados como Felipe Guedes (guitarrista), Marcelo Tribal (percussionista), Binho (percussionista) e Ldson Galter (baixista).
Formado pelo cantor e compositor com mais de três décadas de trajetória, Jussa Souza, e seus filhos João Rafael e Thi Mendes, o trio é criador do Sambarilê, ritmo autoral que mistura o samba de roda dos quilombos iraraenses com nuances melódicas do forró e do merengue, resultando em uma batida contagiante. O repertório atravessa, ainda, ritmos como ijexá,reggae e samba reggae, misturando heranças afro-baianas e populares em uma sonoridade plural, que celebra a tradição sem perder a capacidade de se reinventar.
Cada integrante traz um universo musical que se entrelaça no coletivo. O patriarca, Jussa Souza, imprime em sua voz a energia do samba de roda e a herança de referências como Gilberto Gil e Luiz Melodia. Ao seu lado, os filhos João Rafael e Thi Mendes expandem essa tradição familiar para novas fronteiras sonoras. João Rafael, contrabaixista da Orquestra Sinfônica Brasileira, já dividiu palcos e gravações com nomes como Gal Costa, Lenine, Martinho da Vila e Elza Soares, participando de discos premiados no Grammy Latino. Thi Mendes, compositor, cantor e multi-instrumentista, já tocou com Margareth Menezes e Carlinhos Brown, transita entre o erudito e o popular, reunindo mais de 300 obras autorais e experiência em projetos como a Orquestra Neojibá.
Juntos, pai e filhos fundem gerações, estilos e influências, criando uma sonoridade singular que reverencia a tradição de Irará e abre caminhos para novos horizontes da música brasileira. Nesses 25 anos de história, a banda passou diferentes nomes e formações – de D’Irará a Irará com Sinhá, passando por Dona Fulana e Banda Irará – até chegar ao TriKaciQ, que consagra o trio como eixo criativo central. Mais que uma banda, a TriKaciQ é um movimento que ecoa ancestralidade, mistura ritmos regionais e convida o público a celebrar a diversidade da música brasileira.
SERVIÇO:
Show / Festival da Primavera de Salvador 2025
Data: Sábado, 27 de setembro de 2025
Horário: 21h30
Local: Praça do Campo Grande, Salvador/BA
Músicos: Jussa Souza (voz e violão), João Rafael (voz e bateria), Thi Mendes (voz, piano e acordeon), Felipe Guedes (guitarrista), Ldson Galter (baixista), Marcelo Tribal e Binho (percussionistas)