De virada, Vitória bate o Oeste no Barradão e cola no G-4 da Série B

Rubro-Negro volta a vencer depois de dois tropeços fora de casa

[De virada, Vitória bate o Oeste no Barradão e cola no G-4 da Série B]

FOTO: Letícia Martins/ ECV

O Vitória bateu o Oeste de virada, por 3 a 1 o Oeste, em confronto disputado na tarde deste sábado (26), no estádio do Barradão, em Salvador, válido pela 11ª rodada do Brasileiro da Série B. Com o resultado, o time volta a vencer após dois tropeços fora de casa e, sobe para sexta colocação, com 17 pontos somados. Já o Oeste segue na lanterna com apenas seis pontos.

A primeira etapa foi desfavorável para o Vitória. Mesmo superior em posse de bola, o time teve uma apresentação ruim dentro de campo, errando muitos passes, sem conseguir criar jogadas e aparentemente previsível quando tinha a bola, já que o Oeste pouco tinha dificuldade para impor uma marcação eficiente. 

O time paulista notoriamente não tinha qualidade técnica igual a do Leão, até por isso não pode se expor a ponto de jogar de igual para igual, mas chegou com a proposto de linha de marcação alta e tentando sair com perigo no contra-ataque quando tinha a bola. A proposta já deu certo logo no início do jogo.

Aos três minutos, quando o cruzamento do lado esquerdo de Mazinho encontrou a cabeça de Bobô na segunda trave, e o atacante só escorou de cabeça para o fundo das redes, abrindo o placar no Barradão.

O gol traduziu a proposta do Oeste ao longo do confronto, pois o time passou a dar campo para o Vitória e recuou o time para conter os avanços do time baiano, que era facilmente contido pela marcação dos paulistas. O Rubro-Negro apático em boa parte do confronto, tocou muitos passes para o lado sem objetividade e nem chegou a ameaçar com perigo a meta do goleiro Glauco.

Os paulistas ainda tiveram oportunidade de ampliar o marcador aos 31 minutos, após um contra-ataque em velocidade, que começou do campo de defesa e chegou a Mazinho, que disparou em velocidade no campo de ataque e soltou uma bomba pro gol de Ronaldo, mas a bola subiu raspando o travessão e foi para fora.

Só o Oeste jogou para vencer na primeira etapa, tanto que foi o time que mais teve chances claras para marcar gols. 

Aos 36 minutos, Mazinho cobrou falta para dentro da área e Sidimir, livre de marcação, cabeceou para o chão e Ronaldo precisou fazer uma grande defesa para evitar o segundo gol dos visitantes. O goleiro se esticou para jogar a bola para escanteio.

Mesmo jogando mal a primeira etapa, o Vitória teve a chance para empatar a partida. Aos 41 minutos, após cobrança de escanteio de Carleto, Léo Ceará desviou para o gol e bola passou perto do gol do Oeste. Foi uma das únicas oportunidades boas criadas pelo Leão em toda etapa inicial.

No fim da primeira etapa o Vitória ainda conseguiu outra oportunidade com chute de Vico de fora da área, que Glauco se esticou e espalmou para escanteio. Foi a melhor chance do time da casa em todo confronto.

Com o Vitória pressionando nos minutos finais em busca do empate, o time finalmente conseguiu aos 50 minutos, quando Carleto soltou uma bomba para o gol em cobrança de falta, o goleiro espalmou para o meio da área e Léo Ceará pegou o rebote de cabeça para empatar o jogo.

No retorno para a segunda etapa, quando os times ainda se estudavam em campo, o Oeste quase voltou a frente do placar com um golaço.

Aos dois minutos, Carleto errou passe no meio campo, Betinho ficou com a bola, viu o goleiro Ronaldo adiantado e arriscou de longe, Ronaldo desviou, a bola ainda tocou no travessão e foi para escanteio. Uma chance incrível dos visitantes.

Melhor na volta do confronto, Mazinho teve oportunidade de por o Oeste a frente do placar aos cinco minutos em jogada individual, que terminou com a finalização na defesa e saindo perigosamente perto do gol de Ronaldo.

Como habitualmente é um time dependente de bola parada, o Vitória conseguiu criar uma nova oportunidade aos dez minutos em cobrança de falta de Carleto, que levantou bola na área e Léo Ceará livre de marcação bateu de primeira por cima do gol, assustando o goleiro Glauco.

O Leão teve oportunidade de conseguir a virada em duas outras oportunidades. Primeiro com Wallace, aos 15 minutos, em chute colocado de fora da área, que passou perto do gol do Oeste. Depois com Carleto, em cobrança de falta aos 18 minutos, que não apresentaria tanta dificuldade já que foi no centro do gol, mas a bola quicou e fez o goleiro trabalhar até jogar para escanteio.

Como voltou para o jogo criando mais oportunidades de gol do que o Oeste, o Vitória já merecia virar o marcador e assim o fez aos 21 minutos.

Ewandro, que entrou bem no jogo, fez lindo lançamento para dentro da área para Léo Ceará, que deu um toque por cima do goleiro Glauco, e marcou um golaço, colocando o Rubro-Negro a frete do placar.

O Vitória já tinha crescido de produção mesmo antes do gol da virada, mas a superioridade ficou mais evidente no decorrer do jogo, já que buscou muito mais o ataque do que na primeira etapa, mesmo com deficiências constantes.

O Leão praticamente liquidou o jogo aos 34 minutos. Ewandro foi para a linha de fundo e conseguiu o cruzamento do lado esquerdo para João Victor dentro da área cabecear, a bola bater na trave, e ir para o gol do Oeste.

Diante da larga vantagem criada, o Vitória diminuiu um pouco o ritmo e deixou de buscar tanto o ataque, administrando mais o placar e trocando passes até cansar o Oeste, e esperar o apito final do árbtiro.

O próximo confronto do Vitória será contra o CSA na próxima terça-feira (29), às 19h15, no Barradão, enquanto o Oeste joga no mesmo dia, só que às 20h30, contra o Botafogo-SP, na Arena Barueri.

Análise do Vitória na partida

A partida de hoje entra facilmente na seleção de piores jogadas pelo Vitória na Série B. Muito mal na criação de jogadas, errando muitos passes, e sendo facilmente contido na marcação pelo lanterna da Série B, que mesmo apresentando qualidade técnica inferior, ao menos tinha um estratégia de jogo definida, ao contrário do Leão, que era basicamente bola parada para oferecer chances perigosas de gol, ou então aproveitando os espaços defensivos do Oeste.

As recentes atuações tem demonstrado como o Vitória tem uma equipe fraca. Os triunfos têm mascarado a qualidade do time. Hoje teve grande dificuldade para vencer o lanterna da Série B. Caso queira ainda continuar sonhando com acesso, é preciso reforçar a equipe, do contrário, ainda vai chegar em um nível da competição que a disparidade de futebol jogado em comparação com outras equipes se mostrará mais presente, o que pode ocasionar em decepção da torcida.

O Vitória ganhou um reforço importante no decorrer da caminhada na Série B. O atacante Ewandro foi o grande nome da segunda etapa. Veloz, consciente com a bola no pé e, até garçom ao dar duas assistências que contribuíram para virada do Leão no jogo, o jogador já se torna uma boa opção de Pivetti para os demais confrontos. Se mantiver a regularidade, tem capacidade de herdar uma vaga entre os titulares.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!