Decisão de Moraes contra servidores da Receita “caiu muito mal” no STF, diz Malu Gaspar
Jornalista afirma que operação da PF gerou alerta sobre possível abuso de autoridade

Foto: Reprodução/YouTube Roda Viva
A jornalista Malu Gaspar afirmou na quinta-feira (19), em entrevista à Rádio CBN, que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de autorizar busca e apreensão contra servidores da Receita Federal “caiu muito mal” na Corte.
Segundo ela, a decisão monocrática teria comprometido um movimento conduzido pelo presidente do STF, Edson Fachin, para recompor a imagem da Corte após o desgaste envolvendo o ministro Dias Toffoli e sua relação com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Em coluna publicada no jornal O Globo, Malu afirmou ainda que a operação acendeu um alerta entre ministros do próprio tribunal.
De acordo com a jornalista, dois integrantes da Corte consideraram a ação “absurda” e veem indícios de abuso de autoridade.
Também houve desconforto pelo fato de Moraes não ter comunicado previamente aos colegas sobre a suspeita de acesso indevido a seus sigilos fiscais. Um dos magistrados teria relatado a insatisfação diretamente a Fachin.
Entenda o caso
Na terça-feira (17), a Polícia Federal (PF) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia contra suspeitos de vazamento de dados da Receita Federal envolvendo ministros do STF e seus familiares.
A operação foi autorizada por Moraes a pedido da Procuradoria-Geral da República e é um desdobramento do inquérito das Fake News, aberto em 2019 para apurar ataques contra integrantes da Corte.


