Defensoria solicita informações ao Município após inserção de novos grupos prioritários no Plano de Imunização contra a covid-19
A decisão sobre a expedição do ofício foi tomada durante uma reunião realizada no dia 12 de maio

Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), expandiu um oficio para a Secretaria Municipal de Saúde solicitando mais informações sobre o anúncio da inserção de novos grupos prioritários no Plano de Imunização.
A decisão sobre a expedição do ofício foi tomada durante uma reunião realizada no dia 12 de maio. Segundo o defensor público geral, Rafson Ximenes, “foram feitas alterações nos grupos previstos nas fases iniciais da vacinação em Salvador e, por isso, vamos solicitar à Prefeitura informações sobre estas mudanças e verificar qual é a solução para que a população não seja prejudicada ou tenha a aplicação da vacina adiada”.
De acordo com o coordenador da Especializada de Fazenda Pública, Virdálio de Senna Neto, a Defensoria vem acompanhando o avanço da vacinação desde o início e, diante desta inserção de novos grupos prioritários, decidiu buscar informações sobre a situação atual. “Qual a previsão do quantitativo de pessoas que faz parte dos grupos prioritários? Qual o estoque de vacina já reservado para este público? Como está o alcance, em percentual, da vacinação dos grupos prioritários? Quais os procedimentos para cadastramento das pessoas? Quais os postos destinados para a vacinação dessa faixa prioritária?”.
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 estabelece a ordem de aplicação das vacinas de 28 grupos prioritários em todo o Brasil.


