Defesa de Milton Ribeiro entra com pedido de habeas corpus para revogar prisão

Ex-ministro foi preso preventivamente nesta quarta (22) no âmbito da operação Acesso Pago, da PF

[Defesa de Milton Ribeiro entra com pedido de habeas corpus para revogar prisão]

FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A defesa do ex-ministro Milton Ribeiro entrou com um pedido de habeas corpus na noite desta quarta-feira (22) em tentativa de revogar a prisão do ex-comandante do Ministério da Educação ou convertê-la em domiciliar.

Em trecho do documento, a defesa alega que as motivações para a prisão preventiva do ex-ministro, investigado no âmbito da operação Acesso Pago da Polícia Federal, por suposto envolvimento em corrupção passiva, tráfico de influência, entre outros crimes.

"Reiteremos que não foi exibido ao Paciente e ou à sua defesa a motivação e as razões de sua prisão, o que afronta o que dispõe a norma processual e impossibilita de saber se há ou não – fundamentação para essa prisão antecipada", afirma pedido de habeas corpus.

"Ante todo o que exposto e com fulcro no artigo 5º, inciso LXVIII da Carta da República e demais dispositivos que regulam a matéria, requer-se seja CONCEDIDA A MEDIDA LIMINAR, PARA QUE SE PERMITA QUE O ORA PACIENTE AGUARDE EM LIBERDADE e OU PRISÃO DOMICILIAR, ainda que mediante medida cautelar diversa, limitações, prestação de fiança e outras, em número singular ou plural (art.319 do CPP) O FINAL JULGAMENTO DESTE WRIT.", segue o documento.

Confira o pedido de habeas corpus na íntegra. Em um outro ofício encaminhado pela defesa de Ribeiro, é solicitado também o acesso aos autos do processo para a Justiça.

Ribeiro foi preso preventivamente na manhã desta quarta (22), sob suspeitas de crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência. Além do ex-ministro, também foram presos na operação os pastores Arilton Moura, no Pará, e Gilmar Santos, em Brasília. 

O inquérito investiga se houve tráfico de influência pelos pastores e corrupção durante distribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!