Delcy Rodríguez é nomeada como presidente interina da Venezuela
Em pronunciamento, a dirigente afirmou que a Venezuela 'nunca será colônia de nenhuma nação'

Foto: Reprodução/X
O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela determinou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma interinamente a Presidência do país após a prisão de Nicolás Maduro por autoridades dos Estados Unidos, ocorrida na madrugada de sábado (3).
De acordo com a decisão, a medida tem como finalidade “garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”. A Corte informou ainda que irá analisar o caso para “determinar o quadro jurídico aplicável que assegure a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania diante da ausência forçada do Presidente da República”.
Pouco após a captura de Maduro, Delcy Rodríguez convocou ministros e a população venezuelana a reagirem à intervenção norte-americana. Em pronunciamento transmitido pela televisão estatal, a dirigente pediu tranquilidade e afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”.
Apesar do discurso de defesa da soberania venezuelana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o governo norte-americano pretende assumir a administração do país de forma provisória, por meio de um grupo que estaria sendo designado até que ocorra uma transição de poder.
“Nós vamos administrar o país pelo tempo que for necessário. Temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela”, disse Trump em pronunciamento realizado em sua residência, na Flórida, ao detalhar a operação que resultou na captura de Maduro.


