Delta: variante do coronavírus tem sintomas similares à gripe comum
Quantidade de coriza é maior que tosse seca

Foto: Reprodução/Pixabay
A variante Delta, originada na Índia, é a cepa mais transmissível e causa sintomas diferentes dos apresentados pelo SARS-CoV-2 e pelas outras mutações do novo coronavírus. O indivíduo infectado apresenta, por exemplo, os sintomas similares à gripe comum.
Os sintomas são febre, dor no corpo, coriza, dor de garganta e um pouco menos de tosse. "Nos primeiros dias de infecção, os sintomas são muito parecidos com os dos vírus respiratórios, principalmente a gripe", explica o infectologista Gustavo Henrique Johanson, médico do Hospital Israelita Albert Einstein, ao R7.
Segundo o médico, o que chama mais atenção é a quantidade de coriza, já que anteriormente, os pacientes apresentavam muita tosse e nada de coriza.
Conforme o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira (27), o Brasil possui 200 casos de infecção com a nova cepa. As unidades federativas com os casos são Rio de Janeiro, Santa Catarina, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e o Distrito Federal.
Com 89 casos, o Rio é o lugar com mais infectados do país. A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) informou que 95,6% dos pacientes tiveram uma síndrome gripal.