• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Demanda das Empresas por Crédito fecha 2022 com retração de 0,2%, mostra Serasa Experian

Demanda das Empresas por Crédito fecha 2022 com retração de 0,2%, mostra Serasa Experian

Informação foi passada no Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian

Por Da Redação
Ás

Demanda das Empresas por Crédito fecha 2022 com retração de 0,2%, mostra Serasa Experian

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A busca das empresas brasileiras por crédito fechou 2022 com retração de 0,2% no acumulado do ano. A informação foi divulgada através do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian nesta quarta-feira (15). O levantamento não indicava queda anual desde 2020, em que foi registrado -4,1%.

“Isso pode ser um indicativo de equilíbrio financeiro entre os negócios que passaram por dificuldades no primeiro ano da pandemia e recorreram mais intensamente ao recurso financeiro em 2021, afirma o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

"Em 2022, a alta dos juros e o maior grau de incerteza na economia, afastaram as médias e grandes empresas do crédito. Apenas as micro e pequenas empresas mantiveram estável o seu nível de demanda por crédito em 2022 com relação ao ano anterior”, acrescentou. Confira o levantamento completo no gráfico abaixo:

Na análise por porte, a queda mais acentuada foi na demanda por crédito das médias empresas (-8,1%), seguida pelas grandes (-4,9%) e as pequenas que fecharam sem nenhuma movimentação de retração ou crescimento. Já na visão por setores, todos, exceto Serviços, terminaram 2022 em declínio. Veja na tabela a seguir os dados detalhados:

A análise expõe que o Paraná foi o estado com a maior retração (-14,9%), o Mato Grosso com o maior crescimento do período (5,4%) e Rondônia sem qualquer movimento (0%). A seguir, confira o detalhamento completo por UFs:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.