Demanda por voos internacionais registra alta em 2022, diz Anac

Especialistas acreditam que recuperação total do segmento, no entanto, só deve ser vista em 2024

Por Da Redação
Às

Demanda por voos internacionais registra alta em 2022, diz Anac

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Mesmo com o dólar e o preço das passagens elevados, a demanda por voos internacionais no Brasil registrou alta em 2022. Apesar de ter começado o ano com 48,2% do verificado antes da pandemia, chegou a 77,8% em outubro, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No mesmo período, o setor doméstico passou de 84,4% para 91,8%.

Consultores ouvidos pela CNN afirmaram que a recuperação total do segmento internacional só deve ocorrer em 2024, enquanto o doméstico poderá ser visto ainda neste ano. A demanda por voos internacionais, no entanto, depende do comportamento do dólar e da economia nos próximos dois anos. 

Ritmo de retomada por companhia aérea

Na Latam, a principal companhia do país, a demanda de janeiro de 2022 era apenas 35% do registrado no mesmo mês de 2019, mas, em outubro, chegou a 76%.

Na Gol, se recuperou mais lentamente, a demanda chegou a 80,6% em outubro em relação ao mesmo mês de 2019. No acumulado do ano, entretanto, ainda está em 40%. 

Já a Azul, que chegou a 96% da demanda internacional do pré-pandemia em outubro, tem 69% nos dez primeiros meses de 2022. Também no acumulado do ano, a United e a Air France-KLM chegaram a 87% e 82%, respectivamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.